você está lendo...
Apoio

Penúltimo dia tem atividades para crianças e recitais de trompete e percussão

A sexta-feira, dia 12, começa com programação especial para as crianças. É a Semaninha da Música, evento inserido na Semana da Música, onde professores convidados realizam atividades com os pequenos aspirantes. Este ano a professora responsável é a educadora Elvira Drummond, que ministra durante a Semana da Música a disciplina de Educação Musical. As atividades acontecem a partir das 11 da manhã na Escola de Música da UFRN.

Durante o feriado, a Semana da Música apresenta ainda recital vespertino às 16 horas com o trompetista convidado do festival Ayrton Benck, no auditório Onofre Lopes. A noite, 20 horas, terá recital de percussão com o professor John Boudler, juntamente com o grupo Percumpá da UFRN. A Semaninha da Música e os recitais são gratuitos.

Elvira Drummond é Professora da Universidade Federal do Ceará, licenciada em Artes, bacharel em piano e mestre em Literatura. Paralelo ao trabalho de docência, Elvira tem atuado em várias cidades brasileiras, ministrando cursos, oficinas, seminários, conferências e palestras sobre educação musical e literatura infantil. Sua produção artística conta com inúmeros trabalhos publicados através das Editoras: Ricordi (São Paulo), Bruno Quaino (Rio de Janeiro), Fundação Demócrito Rocha (Ceará), IMEPH (Ceará), Editoras de Universidades Federais e LMiranda Editora (Ceará).

Ayrton Benck iniciou seus estudos de trompete na Escola de Música de Brasília em 1982. Em 1987 obteve o 1º lugar no concurso para a série “Concertos para a Juventude”, promovido pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Desde 1988 está radicado no nordeste, atualmente como trompetista do Quinteto Brassil, camerista no Duo Benck-Martins e como professor de trompete do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. No exterior excursionou para a Inglaterra e EUA, tendo realizado master-classes e recitais no Jordan Hall do New England Conservatory – Boston, Rudy E. Scheidt Music School da Memphis University, Mannes School of Music e Manhatan School of Music de Nova York.

O trabalho de Ayrton Benck pode ser apreciado em seus cinco CD’s gravados com o Quinteto Brassil. Seus últimos trabalhos, em DVD, incluem: “Um Sopro de Brasil”, do projeto Memória Brasileira, que reúne as principais expressões da música para sopro nacional e “Sivuca: O Poeta do Som”. Em comemoração aos 30 anos de trompete, em 2012 lança na Semana da Música da UFRN um novo CD, com obras do repertório internacional para trompete e piano do Duo Benck-Martins, formado com o pianista José Henrique Martins.

John Boudler é Professor Titular do Instituto de Artes da UNESP onde criou e desenvolve o curso de percussão desde 1978. Boudler estudou no New England Conservatory of Music, na State University of New York e no American Conservatory of Music, ambos nos Estados Unidos. No Brasil, foi timpanista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, membro fundador do Grupo “Percussão Agora”, pesquisador do CNPq, diretor do IA/UNESP e premiado diretor musical de teatro. Atuou também como regente convidado de várias orquestras e há 35 anos dirige o renomado Grupo de Percussão PIAP, no qual apresenta primeiras audições, acumula prêmios, grava discos e realiza concertos, incluindo quatro turnês no exterior.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Realização:

Apoio:

www.tvpontanegra.com.br

www.redetropical.com